quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ford Corcel II L 1979

Não, seu nome não honra a definição constante no dicionário Aurélio, título desta postagem. Seria sim, se equino fosse, um Mangalarga, raça notável pelo sublime cavalgar macio. Esta foi a primeira qualidade que notei ao retirar da garagem o empoeirado Ford Corcel II L 1979.
Por ter escolhido a bela cor vermelho Cordovan, notei, também, que o senhor Mário, até então o único dono, deveria ter muito bom gosto.
O primeiro encontro
Passados 35 anos desde que saiu da Ford, em São Bernardo do Campo, achei impressionante o nível de conservação do interior do Corcel. Lembre-se que estamos falando de um carro bruto, sem restaurações. Como eu havia analisado a lataria e não constatado a presença de ferrugem, este interior impecável praticamente bateu o martelo da compra. Como já disse em outro post, a reparação mecânica não é difícil de conseguir, mas itens de acabamento e ferrugem na lataria/assoalho são chatos, onerosos e demorados de se resolverem.  

Diferentemente do Fiat 147 que é indigente, o Corcel tem história. Seu Mario quando comprou em 1979 tinha 61 anos. Ele utilizava o automóvel para levar diariamente seu filho à faculdade de Engenharia. Em 1983 foi a bordo dele que levou seu filho até a igreja para se casar e, mais tarde, buscar seus 3 netos que viriam a nascer. Definitivamente vou priorizar em minhas buscas carros com história.
Lançado em 1978, o Ford Corcel II veio à 1979 com o opcional de motor 1.6 de 90cv ante os 72cv da versão 1.4

O próximo passo agora é levá-lo à oficina para fazer uma revisão geral. Foram anos parado na garagem sem manutenção. Depois, encontrar os frisos cromados da lateral e conseguir um parachoque frontal, que estão um pouco desgastados e avariados. No caso do parachoque, o Corcel II 1978 e 1979 são diferentes dos outros, pois não tem aquelas polainas pretas nas laterais, são formados por uma peça só cromada...resumindo, são difíceis de encontrar.

Proganda Senna
Parachoque com polainas dos modelos posteriores a 1979

Logo mais postarei alguns detalhes interessantes deste automóvel.

Um comentário:

  1. Por favor me ajude estou restaurando meu corcel 2..Quero pinta de velho cordovan..como acertar o tom.. watts54996689604

    ResponderExcluir