quarta-feira, 27 de julho de 2016

Vale a pena Kia Clarus?

Irei passar as primeiras impressões do Kia Clarus indo direto ao ponto: Vale a pena? Respondo com outra pergunta: Qual é o seu propósito com o carro? 

Ao comprar você tem que ter isso em mente. Esse será o norteador de quais modelos você poderá comprar e de quanto você irá gastar em manutenções. Posto isso, saberemos se vale a pena ou não a compra. 


Eu digo que para mim, vale a pena. Com o Kia Clarus os meus propósitos são: ter mais um modelo na minha garagem, ter um carro com uma personalidade diferente dos outros modelos habituais das ruas e um carro completo e divertido de se andar.  

Quanto aos gastos até agora. 
Quando eu compro um carro usado eu tenho uma lista de itens que troco independentemente do estado que estão: vela, cabo de vela, correia dentada, tensor da correia dentada, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível. Queimo meu dinheiro mesmo, mas é para o meu controle e segurança. Encontrei esses itens na Power Parts, loja especializada em Kia e Hyundai. Tem muita coisa de mecânica, nada de funilaria e acabamento.


Marginal Pinheiros: paradas não programadas

Meu Clarus rodou a média de 2530 quilômetros por ano. Tudo era original. Eu temia que se colocasse ele para andar diariamente algumas peças abririam o bico. E fi-lo porque quilo. Na segunda semana rodando diariamente o carro espanou: Duas vezes parado na Marginal Pinheiros, em São Paulo, bobina de ignição e rompimento da mangueira do radiador. No caso da mangueira do radiador dei sorte de estar dirigindo com um olho na pista e outro no painel. Quando a temperatura subiu parei imediatamente o que me livrou de consequências terríveis. Na semana seguinte, vazamento de óleo: retentor do comando e junta da tampa de válvulas ressecados. Encontrei todas as peças novamente na Power Parts. Os preços não me assutaram. Eu diria que estão na média de Astra, Golf e Focus, mas meu carro é importado e escasso de peças de reposição. Liguei uma vez na concessionária Kia ###### para saber se havia peças para o Kia Clarus e a resposta foi surpreendente: "não tenho peças nem para os carros que estão em linha meu filho"!!!  

Os pneus do Clarus ainda eram os raros Kumho 195/70 aro 14. Os pneus davam para rodar ainda, mas a borracha tem prazo de validade. Não encontrei essa medida e coloquei os 185/65. No estepe mantive um Kumho. 



Passado os percalços iniciais, o carro ficou ótimo. 

O Kia produz um ronco interessante, o escape é duplo e remete a um carro de potência maior. Alias, o carro foi projetado para receber um motor de 6 cilindros, o que nunca ocorreu. Nas curvas os bancos acomodam bem e o carro parece grudado ao chão tendo pouca torção da carroceria e suspensão rígida.  A frente do inspira cuidados, é muito baixa. Na porta do carro tem comando para abertura de tanque de combustível e porta-malas. No meio um descansa braço com generoso espaço para guardar uma boa quantidade de CD's. O consumo de combustível esta normal para um motor 2.0 dos anos 90: 7 a 8 km/l na cidade. 

O Kia Clarus me oferece o que poucos carros no mundo me dariam pelo valor que ele vale, com personalidade. Definitivamente. 

Por enquanto é isso.


Um comentário:

  1. Legal o relato amigo, entrei aqui pois estou prestes a adquirir um GLX 97 automático, e tenho muitas dúvidas com relação ao carro, justamente por não conhecê-lo. Moro no Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir