terça-feira, 2 de agosto de 2016

Fiesta 1.3 1995 Espanhol

(Vai vir trabalho por aí!) Eu estava a procura de um carro de até R$6.000. Após pesquisar e procurar acabei adquirindo um carinho especial pelo primeiro Ford Fiesta que desembarcou em nossas terras. 
Era 1995 quando o Chevrolet Corsa fazia um grande sucesso no Brasil. O Gol estreou sua geração "bola" e fez sucesso também. A Ford Brasil iria começar a produção de Fiesta nacional somente no ano seguinte, em 1996, mas para não perder o bonde importou direto da Espanha (não é Argentino!!) unidades da terceira geração europeia do Ford Fiesta. Essas unidades contavam com motorização de 1297cc que gerava 60cv de potência.  Diferenciavam-se somente pelos opcionais: alguns com direção hidráulica, poucos com ar-condicionado e tantos outros sem nenhum dos dois. 

Eu sou fã das linhas retilíneas da Ford dos anos 80. Eu tenho alguns sonhos de consumos mundanos e um deles é um Ford Sierra 1986. Ué Marolla, mas o carro é 1995, não é dos anos 80! Sim meu caro, mas esse modelo foi lançado na Europa em 1989. O projeto é antigão mesmo. Provavelmente por isso que não foi um sucesso em vendas. As novidades do momento Corsa e Gol se destacavam pelas linhas arredondadas. Apesar disso, quem tinha um sempre elogiava pela sua dirigibilidade, baixo consumo e robustez na construção.
   

blog marolla
Ford Fiesta MK3 1989-1997


    
blog marolla
Ford Sierra RS: amamos carros quadrados
Eu tenho, também, simpatia por carros que possuem em sua família séries especiais de verdade. O Ford Fiesta dessa geração MK3 teve carros nervosos como o XR2i, com 104 cv, a RS1800, de 130 cv, e a RS Turbo, de 133 cv.

RS Turbo

XR2


Escolhido o modelo, fui atrás de um com o opcional ar-condicionado. Foi difícil achar um Fiesta com ar-condicionado. Acabei encontrando um em Londrina-PR e outro em Campinas-SP. Os dois verde...que mais parecem cinza. Confesso que não era nem a minha terceira opção de cor, mas a gente acaba se adaptando e gostando. Fui a Campinas e chamei meu cunhado para me levar, já no intuito de voltar a São Paulo com ele. Lá conheci uma simpática senhora chamada Izabel e seu filho, Samuel. O carro aparentava ter sido deixado de lado há uns meses. Dona Izabel havia comprado um Fiat Palio, uns 15 anos mais novo. Papo vai, papo vem, comecei a olhar o carro. Apesar do estofamento ruim, o painel estava bonito, o teto idem. Por fora a lataria estava sólida, sem marcas de massa ou ferrugem. O farol esquerdo não era o original. Perguntei se havia ocorrido algo por ali e Samuel claramente disse que já havia ocorrido uma pequena colisão no local. Gosto de sinceridade, diria que é fundamental na compra e venda. Ao andar me decepcionei: amortecedores ineficientes e direção com grande folga e estalando. Para piorar, o grande trunfo desse Fiesta, o ar-condicionado, não estava funcionando! Tudo levava a crer que eu não fecharia negócio em Campinas e teria sido apenas um dia de passeio com meu cunhado, Carlos. Ao final da minha inspeção, disse para Samuel, filho da dona Izabel, proprietária do carro, que não faria uma proposta já que poderia representar um desrespeito a eles. Eu perco o negócio, mas não perco os amigos. O preço anunciado era R$ 6.000. Fui para pagar R$ 5.000. Samuel, mesmo com minha negativa, insistiu para eu fazer uma proposta. Eu expliquei o intuito da compra, ou seja, deixar o carro restaurado para colecionar. Assim, naquele estado, valeria R$3500, no máximo, mas eu pagaria R$4000 para levá-lo. Samuel entrou na casa para falar com a mãe e voltou sorridente: negócio fechado! Fomos ao banco e ao cartório. A temperatura naquela tarde estava por volta de 32ºC.  Eu e meu cunhado estávamos derretendo. Ao retornamos à sua casa para pegar o Fiesta, Dona Izabel nos convidou para adentrar a sua casa e preparou um suco de manga da árvore que tinha em seu quintal. Foi o melhor suco de manga que tomei na vida.  

Fiesta 1995 espanhol
Farol esquerdo não é o original
Fiesta 1995 espanhol
Primeira tarefa: pensar em uma roda original e da época do carro  
O não muito comum limpador traseiro e lanternas com apenas uma luz de ré

182 mil ou 82mil?

Painel de material bom made in Europa
Tapeçaria à vista

Fiesta 1995 espanhol
Mais um dia daqueles com muitas experiências 



10 comentários:

  1. Ola cara beleza, eu peguei um igual a esse mas estava querendo instalar o ar condicionado e a direção hidraulica, será que consigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instalando os dois irá sobrecarregar o alternador. Para isso vc teria que adaptar um alternador mais potente, pois o original não esta dimensionado para segurar tanta carga. O meu com ar condicionado, faróis ligados e som já fica no limite. Se quiser ar condicionado original eu sei aonde tem um bem barato. Abraço

      Excluir
    2. Oi Márcio Marolla. Você pode me informar onde tem esse ar-condicionado original? Eu tenho um Fiesta Espanhol todo original mas estou disposta a fazer as devidas adaptações porquê desfilar com ele nesse país tropical está ficando difícil.

      Excluir
    3. Olá Jeniffer! Alguns Fiestas vieram para o Brasil com ar-condicionado original. A única saída seria uma empresa de ar condicionado automotivo adaptar um nele. A não ser que você ame seu Fiesta muito eu não recomendaria instalar um. Somente se vier original.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Irado o blog🤘👊 gostaria de saber onde encontro o ar condicionado dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLa.Boa noite......tenho um Fiesta 1995....em otimo estado...motor com 115 mil originais. Tudo funciona perfeitamente....aconteceu que a mangueira que chega do filtro ate a entrada do ingetor mono partiu o conector (ou Gastou com o tempo). Esta parado na garagem.....não encontro este qual conector.....Peço aos colegas para me orientarem em como fazer esta substituição. Tem perigo de pegar fogo .....espero sua coladoração....obrigado em o que posso fazer.
      Nelson Nachtigall
      E-mail nelsonatigal@gmail.com

      Excluir
    2. OLa.Boa noite......tenho um Fiesta 1995....em otimo estado...motor com 115 mil originais. Tudo funciona perfeitamente....aconteceu que a mangueira que chega do filtro ate a entrada do ingetor mono partiu o conector (ou Gastou com o tempo). Esta parado na garagem.....não encontro este qual conector.....Peço aos colegas para me orientarem em como fazer esta substituição. Tem perigo de pegar fogo .....espero sua coladoração....obrigado em o que posso fazer.
      Nelson Nachtigall
      E-mail nelsonatigal@gmail.com

      Excluir
  4. OLa.Boa noite......tenho um Fiesta 1995....em otimo estado...motor com 115 mil originais. Tudo funciona perfeitamente....aconteceu que a mangueira que chega do filtro ate a entrada do ingetor mono partiu o conector (ou Gastou com o tempo). Esta parado na garagem.....não encontro este qual conector.....Peço aos colegas para me orientarem em como fazer esta substituição. Tem perigo de pegar fogo .....espero sua coladoração....obrigado em o que posso fazer.
    Nelson Nachtigall
    E-mail nelsonatigal@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho um fiesta desse e não troco por nada. Apesar de alguns problemas, adoro esse carrinho !
    Com ele aprendi a fazer várias coisas mecânicas que eu mesmo faço em casa.

    ResponderExcluir